sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pets já desfrutam de próteses e aparelhos para os dentes

por Alex Pereira

Aparelho ortodôntico corrige alguns problemas da arcada dentária como desvios de dentes, mal oclusão, dor, entre outros problemas

O aparelho ortodôntico não é só coisa de adolescente, ele ajuda no tratamento odontológico em animais. Crédito: Divulgação/Odontovet

O aparelho ortodôntico não é só coisa de adolescente, ele ajuda no tratamento odontológico em animais. Crédito: Divulgação/Odontovet

Cuidar da saúde bucal não é uma tarefa simples para o ser humano. Muitos sofrem com problemas dentários graves. Ir ao dentista todos os anos, escovar os dentes todos os dias, usar fio-dental são recomendações que nem sempre são seguidas pelas pessoas, agora imagine para os animais. Ao contrário do que todos pensam, os bichos necessitam de atenções redobradas quando o assunto é a boca.

Todos os animais precisam fazer uma avaliação odontológica, pelo menos, uma vez ao ano. “Alguns precisam de um acompanhamento semestral e às vezes até em intervalos menores. O ideal é que desde a primeira consulta para vacinação os dentes sejam avaliados. Após este período de vacinação é importante acompanhar a troca dos dentes (4 a 7 meses de idade) e depois anualmente”, disse o dr. Herbert Corrêa, médico veterinário e mestre em cirurgia da clínica de odontologia animal, Odontovet.

Atualmente, a tecnologia encontrada em centros de odontologia animal no Brasil já é comparada a dos Estados Unidos, que é a referência para estudos na área.

E como saber que está na hora de levar seu animal a um centro desses? “Qualquer alteração na cavidade oral do animal deve ser avaliada por um médico veterinário especializado. Os sinais mais frequentes de que algo está errado são: mau hálito, inflamação na gengiva (vermelhidão e sangramento), presença de cálculo dental (tártaro), dificuldade em apreender ou mastigar os alimentos, passar a pata no focinho, esfregar o focinho no chão”, revela o dr. Alexandre Venceslau, médico veterinário da Clínica VetDent e ainda Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (A.B.O.V.).

Talvez, a maior dificuldade de levar seu pet para um centro de odontologia veterinária seria o alto custo do tratamento. Mas para os dois veterinários entrevistados, a resposta foi a mesma: “O valor é muito aquém quando comparado ao tratamento equivalente em pacientes humanos”. Portanto, não há mais desculpas para deixar seu animal com os dentes em situações precárias.

Ao contrário do que pensam, cuidar da saúde oral de seu cão sai muito mais em conta que seu dentista. Crédito: Divulgação/VetDent

Ao contrário do que pensam, cuidar da saúde oral de seu cão sai muito mais em conta que seu dentista. Crédito: Divulgação/VetDent

Aparelhos e próteses

Para quem acha que o aparelho ortodôntico é coisa somente de adolescentes, está muito enganado. Hoje em dias, cães, gatos e até outros animais de estimação recebem esses objeto para auxiliar no tratamento dentário. “A finalidade do aparelho ortodôntico em animais é a correção de alguns problemas da arcada dentária dos mesmos. Estes problemas podem ser simples desvios dos dentes, até mesmo mal oclusões onde a mordida errada pode gerar desconforto, dor e até mesmo levar a problemas mais sérios nos animais”, disse o dr. Alexandre Venceslau.

A aparência e a função são as mesmas da do ser humano. “Existem casos parecidos com o dos seres humanos, mas em geral, a função de um tratamento ortodôntico é promover conforto, saúde e estética para o paciente”, afirma o dr. Herbert Corrêa. Porém, as idades variam: “em geral, os tratamentos são indicados a partir dos 5 ou 6 mês de vida, quando ocorre a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Em alguns pacientes, o tratamento pode começar bem antes disso”, continua.

A prótese dentária é muito usada em humanos, e pensar em, por exemplo, um cão com dente artificial seria maluquice? Não. “A prótese é aconselhada nos casos onde houve fratura dentária, com perda significativa da coroa. Ela serve tanto para devolver a funcionalidade do dente, como também proteger o remanescente dentário e o canal do dente (normalmente tratado nestes casos)”, revelou o dr. Alexandre Venceslau.

Dicas

Se você não se preocupa muito com a saúde bucal de seu animal, a dica é que você passe a se preocupar um pouco mais com isso. Um plano de manutenção e prevenção é muito recomendado. “Uma escovação dental diária, com uso de pastas e escovas específicas para animais, bem como a visita regular ao médico veterinário especializado, geralmente feita a cada ano. Com esses cuidados, o proprietário estará garantindo uma boa saúde oral ao seu animal, que reflete na saúde geral, além de proporcionar melhora considerável na qualidade de vida dele”, revelou o dr. Alexandre.

Para o dr. Herbert a prevenção começa em casa mesmo: “fornecer tiras de couro para mastigar ajudam a limpar os dentes. Outra dica é o uso de Aquadent, que é um produto a ser colocado na água de beber que ajuda no controle da placa bacteriana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário