sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os avanços da odontologia animal

Para garantir a saúde bucal dos pets, a medicina veterinária tem utilizado equipamentos e técnicas semelhantes aos de seres humanos













Os cuidados para a manutenção da saúde bucal são tão importantes que nem mesmo os animais de estimação escapam. Isso porque complicações com a mastigação, a falta de dentes saudáveis e dos tecidos que os envolvem podem comprometer o bem-estar de cães e gatos.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), 85% dos pets adultos apresentam algum problema dentário. E para tentar reverter o quadro, a odontologia em animais de estimação tem se modernizado cada vez mais, utilizando equipamentos e técnicas semelhantes aos de seres humanos.

A recuperação da estrutura dentária por meio de implantes, por exemplo, é uma das novidades da área, principalmente, nos casos de fraturas e perdas da coroa. Nesse sentido, a prótese metálica, metalocerâmica e resinas são as mais utilizadas.

No Brasil, as cirurgias de colocação de próteses dentárias ainda não são muito comuns. O médico veterinário Hebert Lima Corrêa, do Centro Odontológico Veterinário, explica que as pessoas ainda não estão informadas sobre essa possibilidade e também há poucos profissionais credenciados. “Poucos especialistas conhecem e dominam a técnica para indicação e colocação de implantes”.

Prevenindo problemas bucais

Para o dr. Hebert, os problemas bucais são uma questão cultural, e que muitos colegas de profissão não orientam os donos sobre a saúde odontológica de seus animais. “É muito comum ouvirmos de alguns veterinários a frase: ‘deixa juntar mais tártaro para depois fazermos a limpeza’”.

É importante prevenir as doenças orais em seu cãozinho - Flickr/CC - SearchNetMediaÉ importante prevenir as doenças orais em seu cãozinho
Crédito: Flickr/CC - SearchNetMedia

Já para o veterinário Marco Antônio Gioso, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), é preciso que os próprios donos estejam mais atentos à saúde bucal de seus pets. “As pessoas não olham a boca de seus animais, e quando percebem algo, a doença já está muito avançada”.

Os especialistas também concordam que é preciso conscientizar a população quanto à saúde bucal e citam como exemplo as ações da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, da qual o dr. Marco é vice-presidente. No mês de setembro, a entidade promoverá a “4ª Campanha Nacional de Saúde Oral para Cães e Gatos”, para conscientizar médicos veterinários e seus clientes da importância dos cuidados com a saúde bucal.

Aplicações de implantes dentários

Segundo o dr. Hebert, os implantes podem ser indicados tanto na ausência de dentes, ou quando um dente não se forma, bem como para repor a perda natural de dentes. Ainda segundo o especialista existem vários modelos de implantes no mercado, que variam em seu formato, comprimento, tipo de rosca e tipo de material. Só vale ressaltar que os "implantes são desenvolvidos para humanos, consequentemente, existem limitações e desafios para utilizá-los nos animais”.

E dentre os problemas bucais que mais acometem os pets, e que podem ocasionar a necessidade de implantes dentários, está a doença periodontal, mais conhecida como tártaro, como explica o dr. Roberto Fecchio, especialista em odontologia do Hospital Veterinário Sena Madureira. "A doença é caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana e cálculo dentário, podendo causar a perda das estruturas de proteção e sustentação dentária". Ele comenta ainda que em casos mais graves, o problema pode comprometer outros órgãos, tais como coração, rins, fígado e articulações, devido às bactérias provenientes da boca.

Tipos de implantes

O dr. Marco explica que o implante é um parafuso que se encaixa no osso, sobre ele ou no pino onde se coloca a prótese. Vale lembrar que, felizmente, o dente “falso” é igual a um natural, tanto na forma quanto na coloração. O veterinário afirma ainda que os mais comuns são as próteses de titânio, que se integram naturalmente ao osso de uma maneira muito firme.

Já a recuperação da cirurgia é bastante tranquila. “Em geral, eles comem no mesmo dia”, diz o dr. Hebert. No entanto, dar ossos ou alimentos duros para o animal logo após o procedimento não são aconselhados.



Um comentário:

  1. Olá.
    Meu nome é Larissa, sou de São José do Rio Preto. Eu estudo protese dentária aqui na minha cidade e achei esse artigo super interessante pra mim, pois estou fazendo um trablho de conclusão sobre protese dentária em animais.
    Se você pudesse disponibilizar suas fontes para esse artigo para que eu pudesse fazer meu trabalho eu ficaria muito grata.
    Meu e-mail é: larissanunes@hotmail.com

    Muito obrigada!
    Larissa

    ResponderExcluir